Setor atacadista do ES registra recorde de contratações
Até junho de 2023, foram criadas 3.584 oportunidades de trabalho com carteira assinada no Estado. Atividade logística exerce papel fundamental no segmento
Numa conjuntura marcada pela redução na taxa de inflação, queda nas taxas de juros e um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), o setor atacadista capixaba elevou o número contratações formais. Até o mês de julho de 2023, de acordo com os dados do novo Caged, o setor criou 3.584 oportunidades com carteira assinada no Estado, resultado da diferença entre 18.420 admissões e 14.836 desligamentos.
Os números estão evidenciados na segunda edição do relatório econômico “Atacado em Perspectiva”, divulgado recentemente, e demonstram que o saldo de empregos em 2023 é 30% maior do que o registrado no mesmo período em 2022, quando o setor gerou 2.757 novos postos de trabalho. Esse resultado representa o melhor desempenho para os primeiros sete meses do ano desde 2020.
O relatório também aponta que as contratações na atividade atacadista do Espírito Santo têm se mantido consistentes ao longo do ano, refletindo uma melhoria nas condições econômicas, tanto em âmbito local quanto nacional.
Em relação ao perfil das 3.584 novas contratações, 55,1% são mulheres e 44,9% são homens. Além disso, 39,0% dessas contratações pertencem à faixa etária de 18 a 24 anos, sendo que a maioria delas (66,2%) possui ensino médio completo.
O relatório econômico bimestral é produzido pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), em parceria com o Observatório da Indústria da Findes, e tem como objetivo fornecer uma visão atualizada do cenário macroeconômico, com foco no setor atacadista e distribuidor do Espírito Santo. Isso ajuda a facilitar o acompanhamento dos indicadores estratégicos e a subsidiar decisões institucionais de forma mais precisa e eficaz.
ICMS
O setor atacadista e distribuidor do Espírito Santo também tem contribuído positivamente para a arrecadação de ICMS. No período de janeiro a julho deste ano, o setor recolheu cerca de R$ 2,6 bilhões em ICMS para o tesouro estadual.
Com esse resultado, o setor atacadista e distribuidor do Espírito Santo foi responsável por 22,4% da arrecadação total de ICMS do governo estadual, que totalizou R$ 11,5 bilhões.
Logística exerce papel fundamental para o setor
O CEO da TX Negócios, Sandro Marcio Viturini, celebrou o desempenho do setor, pois os condomínios logísticos desempenham um papel significativo para a atividade, oferecendo várias vantagens e benefícios que são de grande importância para as operações.
“Nossos espaços oferecem uma infraestrutura compartilhada que permite que as empresas atacadistas reduzam seus investimentos em ativos fixos e se concentrem em suas operações principais. Além disso, os condomínios logísticos oferecem flexibilidade e escalabilidade para atender às necessidades de espaço das empresas atacadistas, diminuindo os custos operacionais. Celebramos esse resultado, fruto de grande empenho do empresariado do segmento, um parceiro essencial para os nossos negócios. Esperamos que este segundo semestre traga resultados ainda mais satisfatórios”, destacou Viturini.